Parte da estratégia de SEO é ter um código adequado que não prejudique a experiência dos visitantes do seu site, erros 404 podem afetar diretamente suas possibilidades de ranqueamento. E isso também é verificado pelo Google e conta como um fator de classificação na hora de aparecer nos resultados de pesquisa.
Um erro que pode acontecer é o Soft 404, que diferentemente do erro 404 – página não encontrada, retorna uma resposta OK para o servidor. Esse tipo de erro pode prejudicar sua estratégia e classificação no Google.
Os erros Soft 404 podem ser muito confusos porque, em muitos casos, não está claro qual é o problema, tornando a solução de problemas e a correção um processo complicado.
Vamos compreender um pouco melhor sobre o assunto, aprendendo a identificar e corrigir o Erro Soft 404?
O que é Erro Soft 404?
O erro soft 404 ocorre quando uma página é interpretada como “não encontrada” ou “404 – página não encontrada”, mas na verdade está retornando para o servidor um código de resposta 200 (OK) em vez de um código de resposta 404 (não encontrado).
Ter esse tipo de erro no seu site pode ser um problema para os mecanismos de busca. Isso porque eles podem interpretá-lo como um sinal de que a página está OK (status 200) quando na verdade ela não está mais disponível, o que pode fazer com que mecanismos de busca indexem páginas que não deveriam.
Por que o Erro Soft 404 acontece?
Normalmente, o Erro Soft 404 ocorre por causa de três principais motivos:
Conteúdo está ausente ou de baixo valor:
Quando o conteúdo está completamente ausente ou há muito pouco dele (também conhecido como conteúdo de baixo valor), o servidor responderá com um código de status 200, o que significa que a solicitação da página foi bem-sucedida. Entretanto, como a qualidade do conteúdo da página é baixa, ela pode ser considerada como uma página Soft 404 pelo Google;
Remoção de páginas:
Quando as páginas são removidas ou excluídas do site, mas o servidor retorna um código de resposta 200 com uma mensagem de erro de “página não encontrada” em vez de um código de resposta 404;
- Configurações do servidor: se o servidor estiver configurado incorretamente, ele pode estar retornando um código de resposta 200 em vez de um código de resposta 404 para páginas que não existem mais.
Sabendo as possíveis causas que podem levar a esse erro, fica mais fácil identificá-lo em seu site.
Como identificar Erro soft 404 ?
Para identificar , você pode usar o Google Search Console ou content marketing Brasil . Essas ferramentas podem rastrear todas as páginas do seu site e verificar se alguma delas está retornando um código de resposta 200, mas apresentando uma mensagem de “não encontrado” para o usuário.
Passo a passo: identificando o Erro Soft 404 no Google Search Console
Para identificar um Erro Soft 404 no Google Search Console, siga estes passos:
- Acesse o Google Search Console e selecione o site que você deseja verificar;
- No menu lateral esquerdo, selecione “Páginas” no menu “Indexação”;
- Na guia “Por que as páginas não foram indexadas”, você poderá conferir todos os erros de indexação, entre eles o de Erro Soft 404. Clicando nele, você verá quais as páginas que estão apresentando o erro.
Ferramenta de inspeção de URL
Outra maneira de encontrar o código de resposta do status HTTP é usar a ferramenta de inspeção de URL.
Qual é a função dos códigos de status HTTP?
Se você está confuso sobre o que são códigos de status HTTP e qual é a sua função, tudo o que você precisa saber é que é uma maneira de ajudar os rastreadores a entender se sua solicitação para buscar uma página foi um sucesso, uma falha ou outra coisa.
Cada vez que uma página da web é acessada por um rastreador de mecanismo de pesquisa, a primeira coisa que ele verifica é o código de status HTTP. O código de resposta HTTP é um número de 3 dígitos que informa aos mecanismos de pesquisa se a página é válida (código 200), não encontrada (404/410) ou movida (301).
O código de status está incluído no cabeçalho da página e só é visível para os rastreadores e não para os usuários.