Uma das estratégias que você pode usar é o e-mail marketing.
Ao contrário do que muitos possam pensar, há várias pessoas que usam e-mail aqui no Brasil e, portanto, provavelmente, a sua persona está inserida nesse público. Para se ter uma ideia, mais de 60% dos brasileiros abrem seus e-mails diariamente e isso é um número bem expressivo.
Assim sendo, criar uma boa estratégia de e-mail pode ser exatamente o que você precisa para alcançar os objetivos e ir além das metas estabelecidas. Mas como?
É justamente neste ponto que a Content Marketing Brassil vai ajudá-lo. Vamos te dar dicas de como criar uma régua de e-mail marketing com foco na conversão em leads. Acompanhe.
O que é um funil de e-mail marketing?
Régua de e-mail e funil de e-mail são quase que sinônimos dentro do marketing. A régua são, propriamente, os e-mails que serão criados dentro de cada etapa do funil com base na estratégia.
Já a ideia do funil de e-mail marketing é muito parecida com a do funil de vendas.
Existem etapas que precisam ser seguidas, pois a ideia aqui é nutrir os leads com informações que sejam realmente úteis e que possam ajudá-los até chegarem à conclusão de que precisam do seu produto ou serviço.
Basicamente, o e-mail precisa alcançar um dos 3 objetivos abaixo, sendo que um e-mail pode ter mais de um objetivo:
- chamar a atenção de quem está lendo o e-mail;
- levar o leitor para um produto ou serviço da empresa ou ainda para a página desses produtos ou serviços;
- fazer com que o usuário entre em contato com a empresa.
O funil de e-mail, assim como o funil de vendas, é dividido em 3 partes: topo, meio e fundo e é sobre eles que vamos falar agora.
Leia também:
📩 Chega De Spam!
Como funciona cada etapa no funil de e-mail?
Topo de funil
No topo do funil, o objetivo é capturar e-mails de potenciais compradores e criar uma lista com eles.
Uma das melhores formas de fazer isso, e assim, qualificar os seus leads, é oferecendo algo totalmente gratuito como um e-book, uma planilha, uma atualização semanal das principais novidades da semana sobre a área de atuação desse lead e assim por diante.
Para que ele receba algum material desses de forma totalmente gratuita, você vai estabelecer uma condição: a persona precisa oferecer alguns dos seus dados como nome completo, e-mail e outros que você acredita serem relevantes (função, nicho de atuação, hobbies e assim por diante).
Meio de funil
Nesse ponto, é preciso determinar algumas coisas importantes como, por exemplo, por quanto tempo você vai alimentar os contatos que conseguiu no topo do funil e qual a frequência de envio de e-mails.
Outra coisa de grande importância que é preciso estabelecer nessa etapa é a segmentação desses leads que já foram gerados.
É preciso analisar o tipo de e-mail que será enviado para cada um. Não é nem um pouco aconselhável colocar todos os e-mails em uma única lista por um simples motivo: as pessoas querem e precisam de coisas diferentes em momentos diferentes.
Por exemplo, quem acabou de entrar no funil ainda precisa de conteúdos mais educativos, porém, quem já está há algum tempo nele, já está preparado para receber um conteúdo mais direcionado para determinado produto.
Existem algumas estratégias excelentes que podem ser usadas neste ponto e tudo depende do objetivo.
Por exemplo, se o seu é divulgar um novo produto ou serviço, pode criar uma régua de e-mails, um por semana, levando o usuário, gradualmente, até a compra (fundo do funil).
Veja também: O Retorno Sobre O Investimento Não Deve Ser Calculado Para Cada Ação.
Fundo de funil
E falando nele… neste ponto o consumidor está praticamente pronto para entrar em contato com a empresa ou então ser direcionado para o site e escolher um determinado produto.
É aqui, por exemplo, que você precisa tentar convencer aquele lead, que está fazendo o teste gratuito da sua ferramenta, a começar a pagar a assinatura mensal. É também aqui que a empresa pode:
- lembrar que o lead deixou algo no carrinho de compras do site;
- oferecer um cupom de desconto estimulando a compra;
- deixar um botão para entrar em contato por WhatsApp;
- direcionar o leitor para uma página onde ele poderá agendar um horário para conversar com alguém da sua equipe de vendas.
Ou seja, é no fundo de funil que você, finalmente, vai conseguir ter o resultado depois de qualificar os seus leads.
Como criar uma régua de relacionamento com e-mail e qualificar os seus leads?
Aqui, a Prospecta Nerus vai te mostrar o passo a passo de como criar relacionamento com os seus usuários e assim, gerar leads que, no final da jornada, se transformarão em clientes.
Passo 1: dê as boas-vindas
Você já deve ter percebido que, quando se inscreve em algo, recebe um e-mail dando as boas-vindas. Ele também funciona como um tipo de confirmação da ação que o usuário acabou de executar.
Passo 2: ofereça conteúdo útil
Dê dicas práticas que, realmente, serão capazes de ajudar no dia a dia do lead. Não precisa ser algo diretamente relacionado com o seu produto ou serviço. A ideia principal aqui é mostrar que você realmente se importa com o bem-estar dele e criar algo extremamente valioso: relacionamento.
Passo 3: peça a opinião
A melhor forma de saber se os e-mails enviados estão sendo úteis ou não — além da análise de métricas — é perguntando.
Você pode enviar uma pesquisa simples, usando o formulário gratuito do Google, por exemplo, para saber se ele está gostando do conteúdo, sobre a frequência de e-mails e quais assuntos ele tem maior interesse.
Passo 4: direcione para a compra
Agora que você e o lead estão mais alinhados e ele está mais satisfeito com o conteúdo que está recebendo, é hora de tentar convertê-lo em cliente.
Isso pode ser feito de uma forma muito simples: deixei um botão de contato final do e-mail. Pode ser um contato direto ou um link para agendar um horário para que vocês possam conversar.
Agora que você já sabe como criar uma estratégia de e-mail para qualificar os seus leads é hora de colocar a mão na massa. Para que o resultado seja ainda melhor, entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar!