Como escolher fontes que evoquem emoções
Se você deseja criar designs que conectem de forma mais profunda com seu público-alvo, é fundamental como escolher fontes pode compreender como usar a psicologia das fontes para evocar emoções em seu trabalho.
Sendo assim entender o impacto das fontes na percepção visual e emocional do espectador, você pode aprimorar significativamente a eficácia de suas criações. Portanto, vamos explorar algumas estratégias essenciais para incorporar a psicologia das fontes em seus designs e criar conexões emocionais mais poderosas.
Os designers têm usado fontes poderosas para dar aos designs um certo clima e sensação há décadas. No entanto, o poder da psicologia das fontes para moldar as respostas emocionais dos indivíduos a uma marca ou logotipo só foi plenamente percebido nos últimos anos. É interessante observar que fontes que provocam uma reação psicológica podem ser usadas para fazer uma marca parecer mais confiável, amigável ou aspiracional. Os designers recorrem frequentemente a fontes emocionais para dar às identidades da marca um poderoso impacto psicológico.
Aqui, neste guia informativo, você descobrirá como aplicar a psicologia das fontes em logotipos, bem como em branding e design de forma mais ampla. O uso de fontes psicologicamente poderosas pode ser uma estratégia eficaz para moldar as reações do seu público-alvo.
Desde fontes publicitárias capazes de convencer os clientes a gastar seu dinheiro até fontes exclusivas e diferentes. Consequentemente ajudam a dar às marcas uma identidade diferenciada, este é o seu guia definitivo para compreender e aplicar a psicologia das fontes em seu trabalho de design.
Qual é a psicologia das fontes?
As imagens não são simplesmente cores e formas em uma página, ou pelo menos não para os humanos.
Os seres humanos têm um instinto inato de antropomorfizar entidades não humanas. Aplicando características e emoções humanas a coisas que são distintamente não humanas – como o logos, por exemplo.
Como os seres humanos respondem à cultura visual de uma forma emocional, os designers podem manipular as respostas psicológicas dos seus espectadores. Por consequência fazendo escolhas informadas sobre as características de um design, tais como cores e fontes. A aplicação da psicologia das fontes no marketing está começando a se tornar um importante campo de pesquisa e prática em branding e publicidade.
Porte das empresas que utilizam psicologia das cores na escolha das fontes
Embora isso já tenha sido reservado às grandes corporações, agora as pequenas empresas também estão reconhecendo o valor da aplicação da psicologia das fontes no marketing e no design da marca. Foi comprovado que diferentes fontes têm efeitos surpreendentes na psicologia humana. Algumas fontes poderosas até capazes de alterar o sabor dos alimentos ou irritar as pessoas ao ponto da revolução social. Não é nenhuma surpresa, então, que as marcas estejam começando a contratar designers com habilidade para entender a psicologia das fontes e encontrar um uso para as fontes emocionais.
Para designers e empresas, uma compreensão da psicologia da tipografia é fundamental para moldar o quão memorável uma marca. Sendo assim é e como os clientes a percebem.
Como os seres humanos estão mais envolvidos com o conteúdo visual do que com o conteúdo escrito (um fenômeno denominado Efeito de Superioridade da Imagem pelos psicólogos), a aparência do texto (ou seja, a fonte) no logotipo de uma marca. Na publicidade e em outros resultados é mais importante na determinação da marca. percepção e memorização da marca do que o conteúdo escrito.
A aparência do texto não é apenas uma consideração importante para as marcas, mas a aparência de diferentes fontes também pode ter efeitos psicológicos no espectador. Ao alterar o estilo da fonte, escolhendo uma fonte mais emocional ou poderosa, um designer pode fazer o espectador sentir e responder de maneira diferente em relação a uma marca.
Estudo de caso
Por exemplo, um banco que queira transmitir uma sensação de estabilidade e herança aos seus clientes pode optar por uma fonte serifada tradicional, enquanto uma start-up tecnológica pode escolher uma fonte futurística sem serifa. Para encorajar os clientes a percebê-las como inovadoras e avançadas. -pensamento.
Uma abordagem psicológica também pode ser adotada em relação a outros elementos de design, como a cor. Designers experientes podem combinar vários efeitos psicológicos escolhendo fontes e cores específicas. Resultando em uma combinação psicologicamente projetada de elementos de design que comunicam um ou vários estados de espírito emocionais.
Embora a psicologia das fontes seja mais aplicada no mundo do branding, os designers que trabalham com qualquer forma de texto devem saber um pouco sobre como a escolha da fonte afeta o humor e a percepção dos espectadores.
Compor um livro? Uma fonte com serifa transicional como Baskerville ajudará os leitores a sentir que o texto tem mais autoridade e intelecto.
Projetando um convite de casamento? A fonte correta pode comunicar simultaneamente romance, diversão e tradição.
Abaixo, descubra os seis principais grupos de fontes diferentes, suas associações psicológicas . Exemplos de como a psicologia das fontes é usada no design de marcas.
Serifas: fontes confiáveis
Como escolher fontes: Associações psicológicas de fontes serifadas: estabilidade, tradição, intelecto e formalidade
Vamos falar sobre as fontes formais: as fontes serifadas. Até o século 19, livros e panfletos eram definidos em tipo serifado – um estilo herdado das fontes romanas antigas e, mais tarde, das fontes Blackletter. A primeira fonte sem serifa apareceu impressa em 1816, mas as serifas ainda permaneceram amplamente populares ao longo do final do século XIX e início do século XX.
Devido a esta herança, estas fontes formais evocam instantaneamente um sentido de estabelecimento e tradição, uma associação que é levada a cabo na marca. No marketing de escritórios de advocacia , bancos e jornais.
É um estilo de fonte favorito na publicação, com a maioria dos livros ainda configurados em tipo serifado, ajudando a comunicar um clima de intelecto e autoridade aos leitores.
A psicologia das fontes em estilo serifado decorre de sua história. Como estamos acostumados a ver as fontes serifadas como símbolos de herança:
Artefatos históricos e gravuras.
De intelecto (em livros e trabalhos acadêmicos)
De formalidade (em convites sofisticados e cardápios de restaurantes sofisticados), percebemos as fontes serifadas como confiáveis e confiável.
Em outras palavras, sabemos onde eles estiveram e que muitas vezes são o estilo de fonte poderoso e definidor de instituições respeitadas e estabelecidas há muito tempo, como universidades e bancos.
Além de faculdades e instituições financeiras, muitas das quais usam fontes serifadas há décadas ou séculos, outras empresas que desejam parecer igualmente confiáveis e estabelecidas podem usar uma fonte serifada para afirmar isso em sua marca. Escritórios de advocacia, canais de notícias e marcas de moda de luxo costumam usar fontes serifadas em suas marcas e comunicações para capitalizar a associação de confiabilidade. Serifas são fontes confiáveis, sem dúvida.
Exemplos em design de logotipo: HSBC, Wikipedia, TIME, CBS News, Gap, Dior, Rolex, Vogue, Tiffany & Co
Slab Serifs: fontes poderosas
Como escolher fontes: Associações psicológicas de fontes Slab Serif: duradouras, fortes, poderosas e masculinas
As fontes Slab Serif são interpretações mais robustas e ousadas do estilo do tipo serif. Geralmente mais espessas ao longo da haste e das serifas das letras, elas herdam algumas das características das fontes com serifa, como estabilidade e tradição, mas também são mais ousadas e distintas.
As fontes com serifa laje não têm a delicadeza das fontes com serifa, o que as faz parecer um pouco ousadas e machistas. As empresas de eletrônicos e os fabricantes de automóveis costumam usar serifas planas para comunicar uma sensação de poder e masculinidade em suas marcas.
No contexto errado, uma serifa plana pode parecer conflituosa, mas quando usada na marca de empresas com foco na manufatura, ela parece forte, capaz e duradoura.
Uma fonte serifada é uma fonte assertiva e poderosa, dizendo aos espectadores que este é um negócio prático e prático que também tem raízes históricas e confiáveis.
Exemplos de design de logotipo: Sony, Honda, Volvo, IBM, Coach
Como escolher fontes Serifs: fontes amigáveis
Associações psicológicas de fontes Sans Serif: progressivas, informais, abertas e amigáveis
Referindo-se a um amplo grupo de fontes sem serifas (os pequenos traços anexados às extremidades das letras nas fontes com serifa). As fontes sem serifa foram formalmente inventadas no início do século XIX, mas só se tornaram populares muito mais tarde, durante o século XX, quando o o movimento modernista defendeu uma ruptura com as formas de design tradicionais, incluindo estilos de tipo serifado.
As fontes sem serifa são fontes progressivas e emocionais, historicamente populares como fontes publicitárias e fontes legais para pôsteres. Essas fontes amigáveis representam culturalmente uma ruptura com a tradição, dando a essas fontes emocionais uma personalidade progressiva.
Nas últimas décadas, essas fontes simples e diferentes definiram a marca de um grande número de empresas de tecnologia e sites de mídia social, ajudando os usuários a sentir que esses produtos são inovadores – o oposto da reputação às vezes abafada e resistente à mudança das serifas. estilos.
A associação psicológica com progressão e modernidade também se estende a marcas que querem parecer inovadoras e aventureiras, como Jeep, Land Rover e National Geographic.
Exibição: Fontes Independentes
Como escolher fontes: Associações psicológicas de fontes de exibição: inovadoras, inovadoras, únicas e adaptáveis
Se você encontrar uma fonte diferente que não consegue colocar em uma categoria organizada, é provável que ela seja classificada como fonte de exibição ou novidade.
Alguns desses tipos de fontes poderosas criam uma espécie de representação pictográfica, misturando uma imagem gráfica com texto :
Veja os designs dos logotipos do Tour de France e da NASA), enquanto outros são simplesmente fortemente estilizados. As fontes de exibição destinam-se principalmente a esse propósito, o que significa que podem funcionar perfeitamente como parte de títulos ou designs de logotipo. Sendo assim, mas raramente como texto padrão destinado a uma leitura mais longa.
Designers e marcas geralmente optam por fontes de exibição para dar uma impressão de individualidade e diferença, com a prática da psicologia das fontes para logotipos . Frequentemente apresentando estilos de exibição.
Estudo de caso
Muitos dos exemplos de logotipos abaixo usam fontes totalmente personalizadas ou tipos ilustrativos, também usando a psicologia das fontes nos logotipos para criar um efeito único que dificilmente será visto em qualquer outro lugar.
Para marcas divertidas como Lego e Oreo, os logotipos definidos em fontes de exibição aumentam a novidade do produto, tornando-o mais emocionante e interessante.
As fontes de exibição não são para os tímidos e retraídos – ao usá-las em seu design, você está implorando aos espectadores que ‘olhem para mim!’ No entanto, essas fontes exclusivas são definitivamente fontes que evocam emoção e não podem ser ignoradas. Assim, para as marcas que procuram parecer distintas de empresas semelhantes, podem ajudar a promover um sentimento de singularidade. Inspirando uma lealdade feroz entre os seus funcionários e clientes. Levando ao sentimento que estão a comprar ou a trabalhar para alguém que faz as coisas de forma um pouco diferente do mainstream.
Concluindo organizações de base e independentes também optam frequentemente por fontes de exibição em suas comunicações, servindo para marcá-las como anticonformistas e pioneiras.
Exemplos de design de logotipo: Tour de France, Yahoo!, NASA, Lego, Subway, Oreo, Greenpeace, MTV, Warner Bros.
Como escolher fontes: Aproveite o poder da psicologia das fontes hoje!
Saber um pouco sobre os efeitos psicológicos que diferentes estilos de fonte podem ter no visualizador pode ajudá-lo a tomar decisões de design mais informadas, assim especialmente quando se trata de criar identidades de marca e designs de logotipo. A compreensão desses efeitos permitirá que você aplique os princípios da psicologia das fontes ao marketing e a psicologia das fontes em logotipos. O uso de fontes diferentes e poderosas pode mudar instantaneamente a personalidade e o impacto psicológico de seus designs. Consequentemente levando a decisões de marca mais eficazes.